A cidade de Macaparana viveu momentos de terror na noite dessa terça (05/04) e madrugada da quarta-feira. Por volta da meia noite, indivíduos fortemente armados tomaram as ruas de Macaparana e tocaram o terror na cidade. Tiros de armas de fogo de vários tipos, rajadas de metralhadoras e explosivos foram ouvidos em várias ruas e bairros de Macaparana.
Pontos como, Rodoviária, Banco do Brasil, Alvorada, Beira Rio, Vila das Pimentas, Rua João Pessoa, entre várias outras ruas e bairros foram alvos de disparos e rajadas de armas de fogo. A ação durou cerca de uma hora. Os indivíduos, que, ao que tudo indica eram um bando, atearam fogo em veículos e explodiram o Banco do Brasil da cidade. Há também informações de populares de que as entradas da cidade foram fechadas por grampos, impedindo a passagem de veículos.
O município vizinho, São Vicente Férrer, também foi alvo dos indivíduos, momentos antes e durante a ação de Macaparana. Lá foram alvos de balas, o destacamento municipal, veículos da polícia e da prefeitura municipal. De acordo com informações, em São Vicente Férrer nada foi roubado, pois, o alvo seria o Banco do Brasil de Macaparana e a intenção era impedir que a polícia de vizinha fosse acionada a ajudar Macaparana.
Apesar de toda a ação e disparos constantes e intermináveis em várias ruas, não há informações de registros de mortos ou feridos. Tudo indica que os constantes disparos e tomada das ruas seria para intimidar tanto a polícia como demais pessoas que pudessem interferir na ação delituosa que resultou no arrombamento do Banco do Brasil da cidade.
A população ficou amedrontada e sem saber o que fazer, a não ser se esconder nas próprias residencias.